segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que é arte?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0wNOXNCDW7ZlHYaR-FRR7jJdTbT-MlLuvwMgna0K_rvK5sj8l3hC2bCJyua_aBlrF7QbNldMF6pZeByKP5dXzYfnrlfOmP-8eXsIDQC_TIYErkm_DkUc7rg-kr22PTuWO8hpjrBkfNnI/s1600/Valladolid_Rodin_expo_2008_Pensador_03_ni.JPG

Vou começar minhas postagens de conteúdos de Arte a partir da definição dessa palavra que tanta confusão faz em nossas cabeças. Afinal, o que é arte?
Arte é uma das palavras mais difíceis de se definir por causa de mudanças semânticas ocorrida ao longo dos séculos.
Entretanto, podemos destacar aqui a origem dessa palavra relacionando com o contexto mais atual e entender seu significado de forma mais ampla.

Pensando sobre o tema
Você já viu alguma imagem e ficou na dúvida se ela era ou não uma obra de arte? Quais foram as imagens?
Como você faria para distinguir a imagem de um cartaz de filme de cinema ou de uma tela pintada como sendo arte? E outras manifestações como a dança, a música e o teatro? São arte também?
Você sabe o que é arte e para quê ela serve?

Definição de arte
http://uploads.neatorama.com/wp-content/uploads/2010/06/maggot_art.jpgO termo arte vem do latim “ars” que significa “arranjo”, “habilidade”. O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser produzido, apreciado e compreendido. Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade.
A arte é uma das primeiras manifestações da humanidade como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas (pintura nas cavernas, templos religiosos, roupas, quadros, filmes etc) que representam sua vivência no mundo, comunicando e expressando suas ideias, sentimentos e sensações para os outros.
Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão.
A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.
Dentre os possíveis e variados conceitos que a arte pode ter podemos sintetizá-los do seguinte modo:
A arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções na forma de um objeto artístico (desenho, pintura, escultura, arquitetura, teatro, música, dança etc) e que possui em si o seu próprio valor. 
Portanto, para apreciarmos a arte é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.

Leia em seguida: Elementos necessários para existir arte

Nenhum comentário: