terça-feira, 5 de julho de 2011

Arte na Pré-História


Vênus de Willendorff
As primeiras manifestações artísticas são datadas desde os primórdios do aparecimento do homem no planeta.
Esse período histórico não foi registrado em nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita (por isso recebe essa denominação).
Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem a partir de pesquisas feitas com objetos encontrados em vários países e de pinturas achadas no interior de muitas cavernas na Europa, Norte da África e Ásia.



Período Paleolítico

Vamos tratar aqui a partir do Paleolítico superior, pois é dessa época que provém os primeiros achados artísticos do ser humano.
Os homens do Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) eram nômades, alimentavam-se basicamente de frutos, raízes, ervas, peixes e pequenos animais capturados com a ajuda de armadilhas muito rudimentares. Mas com o aperfeiçoamento dos instrumentos, passaram a caçar animais maiores. O machado foi um dos primeiros e mais utilizados instrumentos de caça. Com o tempo passou a ser usado para tudo, até para cavar buracos.

Pintura Rupestre
As pinturas dos artistas primitivos eram feitas em rochedos e paredes de cavernas, por isso receberam o nome de pinturas rupestres.
Pintura Rupestre de 15.000 a.C. Lascaux - França.

O artista Paleolítico era bastante naturalista e pintava na maioria das vezes animais tal como ele mesmo os via, reproduzindo assim a natureza à sua volta e as perspectivas pelo qual tomava o animal naquele determinado momento.
Segundo historiadores esse tipo de obra de arte pode ter sido realizado por caçadores, pois eles acreditavam que poderiam matar os animais desde que tivessem a imagem do animal ferido fortemente num desenho.
O artista Paleolítico era bastante naturalista e pintava na maioria das vezes animais tal como ele mesmo os via, reproduzindo assim a natureza à sua volta e as perspectivas pelo qual tomava o animal naquele determinado momento.
Segundo historiadores esse tipo de obra de arte pode ter sido realizado por caçadores, pois eles acreditavam que poderiam matar os animais desde que tivessem a imagem do animal ferido fortemente num desenho.

Escultura
Além de fazer pinturas os artistas do Paleolítico também esculpiam. Antes de pintar as paredes da caverna, o homem fazia ornamentos corporais, como colares, e, depois magníficas estatuetas, como as famosas “Vênus”. Grande parte das esculturas encontradas até hoje mostra que o artista do Paleolítico preferia moldar figuras femininas com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas, ou seja, bem "avantajadas".
Esse tipo de escultura representava simbolicamente a fertilidade, sinônimo, para eles, de fartura. Nessa época, a reprodução era vital para sobrevivência do próprio homem. Destaca-se: Vênus de Willendorf.

Período Neolítico
O homem desse período (também chamado de Idade da Pedra Polida) já não vivia só da caça, da pesca e da coleta. Passou a semear as terras mais férteis e a aguardar a época das colheitas. Foi no Neolítico, portanto, que surgiu a agricultura e o homem passou a morar permanentemente num lugar, ou seja, tornou-se sedentário, construindo assim as primeiras moradias e vilarejos. À agricultura juntou-se a criação de gado. Domesticaram-se os primeiros animais, como a cabra e o porco.

Pintura rupestre
O artista Neolítico era mais representativo, simplificador e geometrizante, sua pintura sugere os seres de forma mais geométrica, além disso, sua arte também possuía temas voltados à coletividade, devido ao tipo de vida que era vivida nas aldeias da época.
O homem do período neolítico também criou figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor, com o tempo, essas figuras se reduziram a traços e linhas muito simples. A partir desses sinais, vão surgir uma das primeiras formas de escrita, a pictográfica, que consiste em representar idéias e seres por meio do desenho.

Escultura
Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
Nessa época o homem aperfeiçoou os seus conhecimentos começou a produzir instrumentos de cobre, substituindo os antigos instrumentos de pedra, chifre e marfim. Produziu ainda varias figuras decorativas que tinham como matéria-prima o bronze.
O homem neolítico também começou a produzir esculturas em metal através da técnica da fôrma de barro ou da cera perdida. Essas esculturas em metais representavam guerreiros e mulheres, onde a riqueza de detalhes constitui um precioso documento das roupas e atividades do homem no Neolítico.

Arquitetura
A arquitetura surgiu da necessidade do homem proteger-se da chuva, do sol e outros fatores que ameaçavam seu bem estar e vida, de conservar seus poucos bens, repousar após os dias de luta pela sobrevivência e “guardar” sua prole.
Desde então, até nossos dias, esses são os principais motivos que nos levam a construir moradias. Haviam quatro tipos básicos de construções no período Neolítico:
  • Menires: blocos de pedra fincados no chão.
  • Dólmenes: dois menires com uma pedra apoiada em cima como uma mesa gigante. Considerados cemitérios ou monumento ao sol.
  • Cromlech: menires em círculo. O Santuário de Stonehenge parece ser um calendário astronômico muito preciso.
  • Nurague: construção feita de pedra sobre pedra em formato de cone truncado, sem uso de argamassa.

Nenhum comentário: