quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Análise das artes visuais a partir de seus elementos de composição

Visitante apreciando a escultura "Big Man" de Ron Mueck. 1998 ( 1,83m de altura)

Ao analisarmos uma obra de arte devemos estar atentos a quais elementos estão presentes nela e de que forma esses componentes atuam para criar diferentes efeitos e significados formais e estéticos, relacionando a obra como um documento que se inscreve no contexto de uma época e também exprimir um comentário pessoal sobre a mesma. 

A substância visual de determinada obra é composta a partir de uma lista básica de elementos, os quais não devem ser confundidos com os materiais. Particularmente em se tratando de artes visuais (pintura, escultura, desenho e arquitetura), observaremos aqueles a que chamamos de elementos básicos da linguagem visual. Existem vários elementos a considerar, no entanto, os principais são: o ponto, a linha, a forma, a superfície, o plano, a textura e a cor.

Uma obra de arte, qualquer que seja a sua forma, é simultaneamente:
  • Um testemunho do sentido do belo do seu criador;
  • Um documento histórico;
  • Um diálogo, afetivo ou intelectual, entre a obra de arte e o seu espectador, no caso das artes visuais.
Uma obra de arte pode ser analisada de várias formas (esta é uma proposta, podendo haver outras) e pretende sempre alcançar os seguintes objetivos:
  • Ajudar a apreender as técnicas utilizadas pelo autor para transmitir a sua mensagem;
  • Mostrar como a obra de arte é a expressão de um dado contexto histórico;
  • Sensibilizar para a fruição dos valores estéticos;

COMO ANALISAR UMA OBRA DE ARTE

Deve ter-se sempre em conta certos dados técnicos que diferem de época para época, ou de autor para autor.
  1. Observar atentamente as informações dadas na legenda da obra: autor; título; data da execução; suporte; dimensões e lugar de conservação.
  2. Obter dados sobre o autor: data e lugar de nascimento e morte; origem social; anos e lugares de formação; idade e quando da realização da obra; outras obras suas.
  3. Reconhecer o tipo de assunto representado: cena religiosa; histórica; mitológica; alegoria; retrato; paisagem... (se e quando apareceu ao público; acolhimento...).
  4. Analisar o assunto propriamente dito: descrever o que está representado; lugares; enquadramento da cena; personagens; ação das personagens; objetos.
Deve-se, também, tentar perceber-se porque é que o autor criou um objeto artístico (quadro, pintura, desenho etc.) com aquelas dimensões e não outras; proceder à análise da cena, do enquadramento desta, dos móveis, dos objetos representados, da paisagem, da posição das personagens, identificando-as, como estão vestidas, em que atitude se encontram, etc.


ANÁLISE PLÁSTICA DOS ASPECTOS ESTÉTICOS E FORMAIS
  1. A composição: Quais são as linhas que organizam a obra? Isto é, a organização das figuras segundo esquemas geométricos ou não, com eixos bem marcados ou não, segundo leis de perspectiva ou sem elas (como é criado o sentido de profundidade).
  2. O desenho: qual é a função da linha, a sua espessura e forma? Os contornos são nítidos? Tem um papel fundamental ou acessório? 
  3. As cores: Quais são as cores dominantes? Cores quentes ou frias? Análogas ou complementares? 
  4. A luz: De onde vem a luz? Está distribuída uniformemente ou é concentrada em uma cena ou figura? Qual é o seu efeito?
  5. A técnica de pintura: mancha larga, pontilhada, linear, sfumato?
  6. O material de pintura: óleo, têmpera, guache?
  7. A técnica de escultura (se for o caso): modelagem, instalação; que material foi usado?
Deverá analisar se o olhar do espectador é atraído para algum ponto em especial e porquê; o que se pretende traduzir com determinadas cores; se o emprego de determinada técnica marca decididamente o estilo do autor; se o emprego de determinados materiais representa um avanço em relação a outros, se há inserção ou não nas técnicas comuns, etc.


COMENTÁRIO PESSOAL SOBRE A OBRA DE ARTE



Comentar do ponto de vista pessoal uma obra de arte é exprimir a sua adesão ou não, à obra, quer do ponto de vista intelectual, quer do ponto de vista afetivo, justificando a sua posição.

Com as informações fornecidas pela análise da obra de arte, poderá concluir sobre o valor estético-formal do documento que analisou, isto é, a sua qualidade como uma produção artística, a partir do estudo dos seus elementos básicos.



--------------------------------------------------------------------------------------------




  1. Escolha uma obra de arte de sua preferência (pintura, escultura ou arquitetura) e faça, individualmente, uma análise bem detalhada sobre ela, levando em consideração os aspectos formais e estéticos estudados nesse capítulo (obs.: não repetir obra escolhidos por outros colegas). 
  2. Além dessa análise, teça um comentário crítico a respeito da obra, levando em consideração o seu ponto de vista afetivo e intelectual.
  3. Esse trabalho deverá ser apresentado em papel almaço (se escrito à mão) ou em folhas de papel sem pauta, tamanho A4 (se digitado), contendo folha de rosto, apresentação, desenvolvimento (texto da análise), conclusão (com o comentário pessoal)  e bibliografia consultada (fontes de pesquisa, item obrigatório).
  4. Entregue o trabalho respeitando o prazo determinado em sala de aula. Aceitarei o trabalho em mãos ou através da Internet, anexando o arquivo PDF ou DOC em e-mail ou mensagem inbox no Facebook.
Baixe o GUIA completo dessa tarefa no formato Word aqui neste link e elabore-o conforme as informações que são pedidas.

Bom trabalho!

Nenhum comentário: