sexta-feira, 8 de julho de 2011

A forma [parte 1]

Definição
Forma é o aspecto exterior dos objetos reais, imaginários ou representados. A linha descreve uma forma, ou seja, uma linha que se fecha dá origem a uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.

Formas básicas
Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por vinculação arbitrária, e outros, ainda, através de nossas próprias percepções psicológicas e fisiológicas. Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo ação, conflito, tensão; ao círculo, infinitude, calidez, proteção.
Todas as formas básicas são figuras planas e simples, fundamentais, que podem ser descritas e construídas verbalmente ou visualmente.

A partir de combinações e variações infinitas dessas três formas básicas, derivam todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana.

Formas geométricas planas
Na Geometria, a parte da Matemática que estuda as figuras, a forma geométrica plana limitada por retas que se cortam duas a duas, é chamada polígono. Dizemos também que polígono é a forma geométrica que possui vários lados cujos quantitativos definem seu nome.
A palavra advém do grego e quer dizer muitos (poly) e ângulos (gon).
Os polígonos podem ser divididos em dois grupos: regulares e irregulares.
Os polígonos regulares possuem lados e ângulos sempre com a medida igual. Ex.:


Os polígonos irregulares possuem pelo menos dois lados e ângulos com medidas diferentes. Ex.:

Veja a seguir a segunda parte do assunto FORMA.Clique aqui.

Nenhum comentário: